Construção Civil

Entenda como funciona a parte técnica e a aplicabilidade da nossa engenharia!

O que é ACM e para que serve ?

O ACM (Aluminium Composite Material) ou Material Composto de Alumínio, é um tipo de revestimento em alumínio de alta resistência constituído por um núcleo de polietileno alocado sob duas lâminas de alumínio sob tensão. Muito utilizado na construção civil, o ACM com suas características de ser moldável e custo acessível hoje, faz parte de grande parte dos projetos de empresas de comunicação visual. Ideal para fachadas, moldável para placas e bandejas, letras caixas e painéis internos, o ACM tem grande uso na comunicação visual pelo apelo urbano de identidade visual e melhor apresentação.

 

 

Alvenaria na construção civil

Alvenaria é um conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas coladas por uma argamassa, formando um elemento vertical. A função deste elemento é resistir a cargas gravitacionais, resistir a impactos, fornecer proteção acústica e térmica aos ambientes, vedar espaços, etc.

Tipos de alvenaria

A alvenaria é dividida entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação (convencional). A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes.

 

 

Drywall

Você sabe o que é drywall? Muito popular nos Estados Unidos, essa é uma forma de construção de parede que vem ganhando espaço no Brasil há algum tempo e já virou tendência. Dá para fazer praticamente tudo dentro de casa com essa técnica que não necessita de água.

O drywall é a solução prática para quem precisa dividir um ambiente, embutir iluminação, isolar barulhos ou montar uma estante. O melhor de tudo isso, é que você não vai precisar fazer grandes reformas, já que o material pode se adaptar às necessidades do ambiente com facilidade.

 

 

Sistema light Steel Frame

O Light Steel Framing é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros sub-sistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação.
É um sistema construtivo aberto, que permite a utilização de diversos materiais. Sendo flexível, não apresenta grandes restrições aos projetos, racionalizado e otimizando a utilização dos recursos e o gerenciamento das perdas. É customizável permitindo total controle dos gastos já na fase de projeto, além de ser durável e reciclável. Apresenta ótima resistência à incêndio, pois é revestido por placas de gesso acartonado, material com elevada resistência ao fogo.

 

 

Elétrica na construção civil

Um dos assuntos mais importantes durante a construção de uma obra são as instalações elétricas. Não somente por elas serem de extrema importância para a rotina da sua casa ou empreendimento comercial, já que a eletricidade é a principal fonte de luz, causando uma grande dependência desta para as mais diversas tarefas do nosso dia a dia, mas também para a segurança dos usuários.

Instalações elétricas mal dimensionadas ou mau executadas podem trazer diversos transtornos durante a construção do projeto. Por isso é importante ter certeza que você está realizando esse processo com segurança para evitar futuros problemas.

 

 

Sistema hidráulico na construção civil

O termo é popular, mas ainda soa técnico para muitas pessoas que não lidam com a área de Engenharia, Construção e demais nichos em que são comumente destacadas. De fato, embora seja um sistema presente na maioria dos prédios, empresas e residências, é difícil entender como funciona na prática e qual sua real importância para o funcionamento de máquinas em vários níveis. É justamente isso que esse post vai explicar, para que você se familiarize e pense no quanto faz diferença ter instalações hidráulicas potentes e com o máximo aproveitamento!

× Dúvidas? Fale conosco...