Engenharia

Entenda como funciona a parte técnica e a aplicabilidade da nossa engenharia!

ARTS

É um documento obrigatório, assegura responsabilidade técnica

Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – é um documento obrigatório, que deve ser apresentado por profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, meteorologia e geografia em qualquer contrato escrito ou verbal de serviço ou obra nestas respectivas áreas, conforme determina a Lei Federal no. 6.496/77 e a Resolução no. 425/98 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Na prática, para os condomínios, exigir a apresentação da ART representa cercar-se de mais uma precaução, afirma Audrey Ponzoni, diretor de projetos em uma grande administradora. “A ART não assegura necessariamente a qualidade, mas determina quem é que vai responder tecnicamente pelos equipamentos e serviços contratados.”

 

 

Projetos

Como é que o engenheiro soluciona os seus problemas? Projetando!

É através do projeto que ele aplica de forma mais significativa os seus conhecimentos técnicos e científicos. Usa também conhecimentos econômicos, éticos e sociais, além de experiência e bom senso.

O que é projeto?

É um plano de execução, um planejamento para se alcançar objetivos dentro de metas de orçamento e tempo; é o conjunto de atividades que precede a execução de um produto, sistema, processo ou serviço. O processo do projeto é a aplicação específica de uma metodologia de trabalho à resolução de problemas.

Tipos de projeto

Projeto por evolução:  é aquele que surge da adaptação ou variação de um projeto anterior.

Projeto por inovação:  é aquele que surge da aplicação de conhecimentos anteriormente não experimentados. Normalmente é uma resposta a uma descoberta científica, que gera um novo conjunto de conhecimentos técnicos, cuja utilização pode romper com práticas tradicionais.

 

 

Gerenciamento de obras

Gestão de obras é um tipo de serviço contínuo e dinâmico, que tem como foco a efetivação de projetos de arquitetura e engenharia e suas execuções. É a melhor garantia para que tudo se materialize no tempo proposto, e dentro do orçamento que foi estipulado. Cada etapa de uma obra precisa ser bem planejada, para que tudo saia corretamente, de acordo com o esperado. Ainda bem que existem profissionais, com conhecimentos em campos específicos, que podem fazer isso acontecer. Em se tratando da construção civil, não pode haver improvisos. No Brasil, de acordo com a Lei 5.194, de 1996, arquitetos e engenheiros civis têm a atribuição de realizar gerenciamento de obras.

× Dúvidas? Fale conosco...